UFRGS e PUCRS apresentam proposta para instalação de Centro de Estudos Alemães e Europeus

alemaes

Comitiva alemã foi recebida na UFRGS. Foto: divulgação

Objetivo é promover a colaboração acadêmica entre Brasil e Alemanha nas áreas de Humanidades

A Universidade recebeu nesta quinta-feira, 22, a visita de uma delegação alemã que está em Porto Alegre para apreciar uma proposta da UFRGS e da PUCRS visando à instalação na cidade de um centro de pesquisas avançadas Alemanha/Europa. O Centro seria o primeiro deste tipo no Hemisfério Sul, tendo como objetivo promover a colaboração acadêmica entre os dois países nas áreas de Humanidades. As cinco autoridades alemãs (Elke Spielmanns-Rome, do Institut für Qualitätssicherung, Bonn; Randall Hansen, da Universidade de Toronto; Ton Nijhuis, da Universidade de Amsterdam; Stephanie Knobloch e Martina Schulze, do DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) foram recebidas na Reitoria pelo reitor Carlos Alexandre Netto, pelo vice-reitor Rui Vicente Oppermann, pela vice-reitora eleita Jane Tutikian, pelo secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard e pela professora Cláudia Marques, da Faculdade de Direito. Também participou do encontro o professor Drayton Gonzaga Souza, decano da Escola de Humanidades da PUCRS. A agenda incluiu também conversas com pesquisadores da UFRGS e da PUCRS.

Se instalado, o centro irá reunir pesquisadores da UFRGS e da PUCRS com parte ou totalidade de seus estudos efetuados na Alemanha. Da PUCRS, foram identificados 15 pesquisadores seniores e seus orientandos. Na UFRGS, 13 programas de pós-graduação e grupos de pesquisa foram identificados, reunindo cerca de 30 pesquisadores e mais de 50 alunos, conforme a listagem abaixo:

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - PPG Antropologia social, PPG Ciência política, PPG Filosofia, PPG Políticas públicas, PPG Sociologia,

Instituto de Letras - PPG Letras (Germanística e Romanística)

Faculdade de Arquitetura - PPG Urbanismo

Faculdade de Direito - PPG Direito

Faculdade de Educação - Grupo de Pesquisa “Racionalidade e Formação”, Grupo de Pesquisa “Educação e Envelhecimento” (vinculado ao PPG em Educação)

Faculdade de Economia - PPG Estudos Estratégicos Internacionais,

A proposta em análise prevê que o Centro Interdisciplinar de Estudos Alemães e Europeus se dedique à discussão de três fenômenos chave – globalização, desenvolvimento sustentável, e diversidade cultural – no contexto de diferentes experiências e construções na Europa/ Alemanha e Brasil.

Segundo o secretário Maillard, para a UFRGS o Centro seria a oportunidade de institucionalizar e dar uma visibilidade muito ampla a parcerias tradicionais com a Alemanha que têm começado há décadas. O reitor Carlos Alexandre Netto destacou a possibilidade de novas oportunidades de mobilidade de alunos e de professores, além de acordos de dupla diplomação, e o vice-reitor lembrou do potencial de Porto Alegre e da Região Sul do Brasil para sediar instituições voltadas ao ensino, à pesquisa e à inovação.

Fonte: Notícias UFRGS

Facebook
Visite site Oficial
1ºENMP (clique na imagem)
Receba o Boletim
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Nossas publicações
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo