Saiba quais serão as Línguas mais faladas no futuro

Os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua - Foto: Luong Thai Linh/EPA.

Os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua – Foto: Luong Thai Linh/EPA.

Saiba quais serão as Línguas mais faladas no futuro

Catarina Pedro

A Língua Portuguesa está, atualmente, entre as dez mais faladas no mundo. A Francesa, que nas últimas décadas tem estado em decadência na Europa, poderá voltar a emergir. Saiba quais são os idiomas do futuro.

Hoje em dia, os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua, seguidos pelo Hindi e Urdu. O Português tem atualmente 193 milhões de falantes, mais do que o Francês ou o Alemão. Partindo deste princípio, o jornal norte-americano “The Washington Post” questionou quais seriam as Línguas do futuro.

Mercados em crescimento
O British Council realizou uma pesquisa relacionada com os 20 mercados em crescimento e as suas Línguas. Embora fosse mais direcionado para os britânicos, o estudo concluiu compensava mais investir no Brasil, na Rússia, na Índia e na China.

Considerando as previsões demográficas e de mercados para 2050, conclui-se que as Línguas mais importantes serão o Chinês, o Hindi, seguidas do Bengali e Urdu. O Português surge em sétimo lugar, logo a seguir ao Espanhol.

Segundo estes dados, verifica-se uma tendência de evolução dos mercados da Ásia e do Médio Oriente e uma menor presença dos mercados europeus e norte-americanos.

Contactar com mais pessoas
Por sua vez, Ulrich Ammon, linguista alemão, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre as Línguas mais faladas e aquelas que têm mais aprendizes. Concluiu que se o objetivo é falar com um maior número de pessoas, o melhor será aprender Chinês, Francês ou Espanhol.

Segundo Ammon, se o objetivo é investir num só idioma, o Chinês é o ideal. Contudo, “apesar de o Chinês ter três vezes mais falantes nativos do que o Inglês, não está tão espalhada no mundo”, lembra o linguista, salientando ainda que “é raramente usado em ciência e é difícil de escrever e ler”.

Sobre o Francês, Ammon considera que “perdeu importância em algumas regiões e especialmente na Europa nas últimas décadas”, mas que “poderá voltar a ganhar influência se o Oeste Africano, onde é falado frequentemente, se tornasse mais estável a nível político e mais atrativo economicamente”. Segundo um estudo realizado pelo banco de investimento Natixis, o Francês será falado por 750 milhões de pessoas em 2050, podendo ser o idioma mais falado no mundo.

O Inglês, sem surpresa, é a língua que permite a visita a mais países – 101, precisamente. Nstas contas entram os países que têm essa Língua como nativa e também aqueles em que simplesmente é falada, não necessariamente dominada.

Segundo o 18.º relatório da “Ethnologue”, a Língua Portuguesa permite a visita a 12 países, enquanto que a Russa permite visitar 18.

Fonte: Jornal de Notícias – Portugal

Facebook
Visite site Oficial
1ºENMP (clique na imagem)
Receba o Boletim
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Nossas publicações
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo