Monografias

MONOGRAFIAS (TCCs, dissertações e teses)

BERGER, Isis Ribeiro. Gestão do multi/plurilinguismo em escolas brasileiras na fronteira Brasil-Paraguai. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC 2015. Ver Notícia 1 e Notícia 2 .

BROCH, Ingrid Kuchenbecker. Ações de promoção da pluralidade linguística em contextos escolares. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/102190>. Ver Notícia.

FRANCO, Sâmia de Brito. A língua age: política e difusão do português no governo Lula (2003-2010). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2015. Ver Notícia.

HORST, Aline. Variação e contatos linguísticos do vestfaliano rio-grandense falado no Vale do Taquari. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Dispovível em <http://hdl.handle.net/10183/102193>. Ver Notícia.

KÜSTER, Sintia Bausen. Cultura e Língua Pomeranas: Um Estudo de Caso em uma Escola do Ensino Fundamental no Município de Santa Maria de Jetibá – Espírito Santo – Brasil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória: UFES, 2015. Ver Notícia.

PEREIRA, Stella Maris Meira da Veiga. Programa de escolas interculturais bilíngues de fronteira: integração e identidade fronteiriça. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: <http://tede.ufsc.br/teses/PGCN0536-D.pdf>. Ver Notícia.

PINHEIRO, Luciana Santos. Processos de territorialização de variedades dialetais do italiano como línguas de imigração no nordeste do Rio Grande do Sul. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/102203>. Ver Notícia.

PONSO, Letícia Cao. “As línguas não ocupam espaço dentro de nós”: práticas, atitudes e identidades linguísticas entre jovens moçambicanos plurilíngues. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ: UFF, 2014. Disponível em: <http://e-ipol.org/wp-content/uploads/2014/08/PONSO_2014_DO_plurilinguismo_atitudes_Mocambique.pdf>. Ver Notícia.

SAGAZ, Márcia Regina Pereira. Projeto escolas (interculturas) bilíngues de fronteira: análise de uma ação político-linguística. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013. 170 p. Disponível em : <http://www.bu.ufsc.br/teses/PLLG0549-D.pdf>.

SEIFFERT, Ana Paula. Línguas brasileiras de imigração faladas em São Bento do Sul (SC): estratégias para revitalização e manutenção das línguas na localidade.  Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2009. 215 f. Disponível em : <http://www.tede.ufsc.br/teses/PLLG0429-D.pdf>.

SEIFFERT, Ana Paula. Censo, diagnóstico, inventário e observatório linguísticos: aspectos metodológicos e papel político-linguístico.  Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014. Ver Notícia.

SILVEIRA, Mariela Felisbino da. De quem é o Ribeirão? Imagem, paisagem e identidade em contextos de patrimonialização. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2014. Ver Notícia.

Facebook

Visite site Oficial

1ºENMP (clique na imagem)

Receba o Boletim

Visite nossos blogs

Clique na imagem

Clique na imagem

Clique na imagem

Clique na imagem

Nossas publicações

Clique na imagem

Clique na imagem

Clique na imagem

Clique na imagem

Clique na imagem

Clique na imagem

Visitantes

Arquivo