Portugal quer promover o uso do português no Comité Olímpico Internacional

portuga2

Inacio Rosa/LUSA

O Governo português quer aproveitar a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil para promover o uso da língua portuguesa no Comité Olímpico Internacional.

O Governo português quer aproveitar a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, este verão, para promover o uso da língua portuguesa no Comité Olímpico Internacional, disse esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Essa é uma das “novas possibilidades” que estão a ser exploradas para a promoção internacional da língua portuguesa, adiantou o ministro, durante a apresentação das iniciativas do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu esta terça-feira na sede do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa.

 O facto de os Jogos Olímpicos decorrerem este ano no Brasil, um país de língua portuguesa, “pode constituir uma oportunidade para esse incremento, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Educação estão a aproveitar”, disse Santos Silva.

Atualmente, o português é língua oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais e o objetivo é aumentar este número.

“Estamos a trabalhar ativamente no contexto da CPLP para incrementar a presença do português como língua oficial ou de trabalho no sistema das Nações Unidas”, referiu o ministro.

Questionado sobre o papel do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), organismo da CPLP, na afirmação internacional do português, Santos Silva disse ver “com muito agrado” que a nova visão estratégica da organização lusófona pretenda “reforçar a centralidade” deste instituto.

A nova visão, que deverá ser aprovada pelos chefes de Estado e de Governo da CPLP na próxima cimeira, a realizar no Brasil, determina que “nas diferentes instâncias da organização se promova a harmonização dos vocabulários técnico-científicos e os conteúdos digitais em língua portuguesa”, acrescentou o governante.

Fonte: Lusa/Observador

Facebook
Visite site Oficial
1ºENMP (clique na imagem)
Receba o Boletim
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Nossas publicações
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo