(Per)cursos (inter)disciplinares em letras – Linguística e Literatura

conceitual

De 21 a 25 de agosto de 2017 acontecem quatro eventos coordenados, no Rio Grande do Sul, que se unem em torno de uma temática comum: discutir os “(Per)cursos (inter)disciplinares em Letras” face aos paradoxos da atualidade. Organizados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado, dos Cursos de Letras e de Comunicação Social, e o Grupo de Trabalho Linguística e Cognição, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) são eles:

  • VIII Conferência linguística e cognição
  • VIII Colóquio nacional leitura e cognição
  • II Simpósio internacional de leitura, literatura e mídia
  • XVIII Semana acadêmica de letras

O objetivo geral dos eventos é contribuir para a reflexão conjunta e a articulação entre pesquisadores da área de Letras – Linguística e Literatura – e de suas interfaces, buscando mapear percursos traçados nas últimas décadas, assim como projetar novos caminhos para que a área continue contribuindo para o desenvolvimento educacional, científico e artístico.  Os investigadores interessados em submeter trabalhos têm até 31 de maio.

 

O Colóquio Leitura e Cognição teve sua primeira edição em 2003, quando um grupo de professores da Universidade de Santa Cruz trabalhava na construção do projeto de Mestrado em Letras, com área de concentração homônima: Leitura e Cognição. O Colóquio vem sendo promovido desde então, a cada dois anos, e, em 2017, chega a sua oitava edição, no mesmo ano em que tem início a primeira turma do Doutorado em Letras da Unisc.

Conferência Linguística e Cognição é um evento promovido pelo GT Linguística e Cognição da ANPOLL, o qual congrega professores pesquisadores ligados a programas de pós-graduação da área de Letras que se propõem à reflexão sistemática e regular da teorização linguística em torno da problemática cognitiva. O evento é bianual e itinerante, tendo sido realizado na Unicamp (Campinas/SP), na UFJF (Juiz de Fora/MG), UFSC (Florianópolis/SC), Unisc (Santa Cruz do Sul/RS) e UFPB (Paraíba/PB). Em 2017, o evento será novamente sediado pela Unisc, em Santa Cruz do Sul, RS.

Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia é promovido pelo GENALIM – Grupo de Estudos sobre Narrativas Literárias e Midiáticas, ligado ao PPGL/Unisc. Sua primeira edição ocorreu em 2015, com o objetivo de agregar áreas do conhecimento que historicamente dialogam com a literatura, caso da Comunicação, Filosofia e Educação.

Mais informações na página do VIII Colóquio Nacional da UNISC.

 

Fonte: Plataforma 9

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo