Novos acadêmicos correspondentes na Academia Galega da Língua Portuguesa

academiagalegalinguaportuguesa-aglp

Academia Galega da Língua Portuguesa convida para a sessão de tomada de posse dos académicos correspondentes Irene Alexandra Neto (Angola) e Gilvan Müller de Oliveira (Brasil) que terá lugar na Casa da Língua Comum, Rua de Emílio e de Manuel, 3, r/c, Santiago de Compostela, no dia 14 de janeiro, com início às 11.00.

Programa

  • Abertura do ato, pelo Presidente, Sr. Rudesindo Soutelo
  • Discurso de aceitação da Sra. Alexandra Irene Neto
  • Discurso de recebimento, pelo Secretário, Sr. ]oám Evans Pim
  • Discurso de aceitação do Sr. Gilvan Müller de Oliveira
  • Discurso de recebimento, pelo Vice-Presidente, Sr. Ângelo Cristóvão
  • Imposição das medalhas aos novos académicos correspondentes

 Entrada livre.

Agradece-se confirmação no correio secretaria@academiagalega.org

Irene Alexandra da Silva Neto (1961) é Presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Agostinho Neto e Deputada da Assembleia Nacional de Angola, na que preside a 7ª Comissão de Saúde, Família, Juventude e Desportos, Antigos Combatentes e Acção Social. De 2005 a 2007 foi Vice-Ministra das Relações Exteriores da República de Angola para a Cooperação, sendo a primeira mulher angolana a exercer esse cargo. Com anterioridade, fez parte do Grupo Dinamizador do Ensino Superior, da Brigada Jovem de Literatura de Luanda e da Direção da Alliance Française de Luanda. Atualmente é membro do Comité Central do MPLA e do Júri do Prémio Internacional de Investigação Histórica “Agostinho Neto”.

Gilvan Müller de Oliveira é Professor Adjunto no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretário Executivo Adjunto da MAAYA – Rede Mundial de Multilinguismo, com sede em Paris. Entre 2010 e 2014 respondeu pela Direção Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), situado em Cabo Verde. À frente dessa instituição promoveu o desenvolvimento do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) e do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna, entre outras iniciativas. Fruto desse trabalho intenso, em 2014 recebeu o Prêmio Personalidade Lusófona do Ano do Movimento Internacional Lusófono (MIL) e em 2015 o Prêmio Meendinho, da Fundação Meendinho, por serviços prestados à Língua Portuguesa e à Galiza.

Fonte: Plataforma 9

Facebook
Visite site Oficial
1ºENMP (clique na imagem)
Receba o Boletim
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Nossas publicações
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo