Mesa-redonda “A Diversidade Linguística dos Espaços da Língua Portuguesa”

fanceAcontece no dia 26 de maio de 2016, na Fundação Calouste Gulbenkian, Paris, mesa-redonda “A Diversidade Linguística dos Espaços da Língua Portuguesa”. A mesa terá participação de Ana Josefa Cardoso, Edleise Mendes, Gláucia Silva, Isabelle Simões Marques, Jaine Beswick e Michèle Koven. O encontro internacional é organizado em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (ILLP / CPLP).

Ao longo desta mesa redonda pretendemos debater o papel social e político da língua portuguesa nos seus diferentes territórios, refletindo criticamente sobre termos como “espaço lusófono” e “comunidade de língua portuguesa”. Essa reflexão leva-nos necessariamente à análise da sua transformação de língua colonizadora a língua oficial e língua de mobilidade internacional, tomando várias formas e estatutos oficiais, e remetendo-nos para a discussão em torno da importância que esta assume enquanto língua veicular com forte poder de mercado. Ao discutir estes processos, consideraremos o papel fulcral desempenhado pelas instituições como FCG, a UNESCO e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (IILP/CPLP) na promoção da língua portuguesa enquanto poder simbólico.

No âmbito deste diálogo interdisciplinar, entre Linguística, Sociolinguística, Sociologia, Antropologia, Literatura e Ciências da Educação, propomos focar nas seguintes questões:
– Que línguas de poder identificamos nos espaços da língua portuguesa, e em que espaços de ação?
– Falamos de repertórios linguísticos estanques e fixos ou flexíveis e negociáveis?
– Como definir a relação entre a norma fixa de cada língua e a sua fluidez? Que papel tem a norma fixa nos processos de mobilidade social dos indivíduos?
– Como evoluem as preferências no uso do português ao nível individual e global?

Finalmente, o presente encontro visa promover a colaboração de uma rede de investigadores de várias áreas disciplinares e de diferentes centros nacionais e internacionais, com o objetivo de iniciar debates e organizar eventos em torno destas temáticas.

Inscriçoes e informações: olga@ces.uc.pt

Fonte: Divulgação do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra

 

Facebook
Visite site Oficial
1ºENMP (clique na imagem)
Receba o Boletim
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Nossas publicações
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo