Lançado livro “Introdução à Linguística Africana”

capa_introducao_a_linguistica_africanaLançado livro “Introdução à Linguística Africana”

Acaba de ser lançado o livro “Introdução à Linguística Africana“, organizado por Margarida Petter, professora livre-docente do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação de linguística geral e africana. O livro sai pela Editora Contexto.

Acesse aqui a página do livro na Editora Contexto onde é possível baixar o Prefácio e a Introdução.

A obra, nas palavras das organizadora, objetiva “oferecer uma visão concisa e atualizada do universo linguístico africano para um público bastante amplo: estudantes de Letras, estudiosos das culturas africanas e interessados pela investigação da presença africana no Brasil”.

Petter apresenta na Introdução do livro a gênese e os participantes do livro: “Após mais de dez anos de ensino de Linguística Africana no Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – que resultou na formação de mestres e doutores em Linguística Africana – julguei oportuno publicar este livro, em parceria com um grupo de ex-orientandos, hoje doutores, alguns deles professores em nossas universidades públicas. Suas teses trataram de diferentes tópicos dentro das duas vertentes de investigação que desenvolvemos no programa de pós-graduação em Linguística Africana: o estudo da fonologia, morfologia, sintaxe e semântica das línguas africanas e o estudo do contato entre essas línguas e o português no Brasil. São esses os temas que constituem os capítulos deste livro, que serão abordados, evidentemente, com base nas publicações de referência da área, mas com o objetivo de responder a interesses e questionamentos de brasileiros”.

Apresentamos abaixo o sumário do livro “Introdução à Linguística Africana“.

Sumário
Prefácio, José Luiz Fiorin
Introdução, Margarida Petter
Linguística Africana: passado e presente, Margarida Petter e Paulo P. Araújo
A classificação das línguas da África, Margarida Petter
Fonologia, Francisco da Silva Xavier
Morfologia, Cleonice Candida Gomes e Bruno Okoudowa
Sintaxe e Semântica, Dayane Cristina Pal e Paulo P. Araújo
As línguas no contexto social africano, Margarida Petter
Línguas africanas no Brasil, Margarida Petter e Ana Stela Cunha
Línguas africanas no candomblé, Iya Monadeosi
Bibliografia
Os autores

Receba o Boletim
Facebook
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo