IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas

cartaz_africabrasil_2015IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas

O IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas será realizado nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2015, no Campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina-Piauí-Brasil.

Para maiores informações, acesse aqui a página do evento.

O Encontro, uma realização do Núcleo Estudos Pesquisas Afro (NEPA), do Mestrado Acadêmico em Letras (UESPI) e do Núcleo Estudos Literário Piauiense (NELIPI), terá conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, pôsteres, sessões de comunicações livres e minicursos.

Apresentação
O IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas visa estabelecer intercâmbios dos saberes através da investigação científica e da interdisciplinaridade. Oportunizará o reconhecimento da História e do valor da Cultura dos afro-brasileiros, afrodescendentes e africanos pelo próprio negro e o não negro, a recusa dos estereótipos e preconceitos raciais elaborados ao longo de vários séculos de escravidão e desrespeito à humanidade dos povos e civilizações colonizadas pelo Ocidente. O evento promoverá o estudo, a produção e a publicação de textos acadêmicos relacionados aos temas da africanidade e da diáspora negra, sob a ótica da pluralidade de experiências, valores e saberes, da multiculturalidade, do respeito à diferença, possibilitando o debate e o conhecimento de conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de Literatura, História e Cultura Afro-brasileiras, Africanas, Indígenas (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008).

Contribuição
Este Encontro contribuirá para o ensino, a pesquisa e a extensão de literatura, história e cultura afro-brasileira e africana; abarcando também temas relacionados à história e à cultura indígena, gênero e representações. A proposta do projeto abriga os princípios de etnia e “raça”, o reconhecimento e a valorização da memória, da cultura, da religiosidade, a construção de identidades afrodescendentes, a resistência e o combate ao preconceito étnico-racial, promovendo o conhecimento de conteúdos disciplinares para o ensino de História da África e da Cultura afro-brasileira e indígena, previsto nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o que “significa o reconhecimento da importância da questão do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação na agenda brasileira de redução das desigualdades” (2009, p.3), promovendo ainda as Ações Afirmativas e a escola como “lugar da formação de cidadãos”, bem como a valorização da pluralidade cultural do Brasil.

Finalidade
O nosso objetivo é promover estudos, sob a ótica da pluralidade e da multiculturalidade, do respeito à diferença, intercambiando experiências e saberes através da transmissão de conhecimentos e conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de Literatura, História e Cultura Afro-brasileiras, Africanas, Indígenas (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008) e Gênero. O evento cria novas perspectivas para o Mestrado em Letras da UESPI (Literatura, Memória e Cultura), primeiro Curso de Pós-Graduação stricto sensu desta IES, no seu quarto ano de funcionamento, para o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro – NEPA, para a Licenciatura em Letras e demais cursos de graduação da UESPI. Visa ao ensino, à formação continuada do corpo docente do Ensino Básico, à produção científica nesta IES, disseminando essas ações pedagógicas junto às instituições envolvidas no processo educacional e movimentos organizados da sociedade civil.

Histórico
O I Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas foi realizado em 2009 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro – NEPA / UESPI. Contou com a presença de mais de trezentos participantes e, na ocasião, houve conferências, palestras e apresentação de comunicações. Este acontecimento abriu novos horizontes nos estudos acadêmicos relacionados à afrodescendência, africanidade e cultura indígena nesta IES, assumindo um compromisso que se estendeu além das fronteiras do Estado do Piauí para se tornar um evento de alcance nacional e internacional.

O II Encontro foi realizado de 15 a 18/11/2011, resultando nas publicações do Caderno de Resumos e Programação, dos Anais do evento, na organização e edição dos livros impressos Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, volumes 1 e 2, Teresina: EDUFPI; FUESPI, 2013.

Graças ao apoio irrestrito da CAPES através do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional e de Pesquisa – AUXPE, o III Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas constituiu-se numa das maiores realizações acadêmicas da Universidade Estadual do Piauí, alcançado expressiva notoriedade junto à sociedade piauiense e tornando-se uma referência nacional nessa área do conhecimento. No âmbito das atividades relacionadas à afrodescendência e africanidade, o III Encontro ocupou o lugar de maior abrangência e número de participantes em eventos acadêmicos do Estado. Nesta edição, contamos com a presença de aproximadamente 500 (quinhentos) participantes envolvidos durante a realização do Encontro, vinculados a 40 instituições de nível superior, tais como a UESPI (anfitriã do III Encontro), UFPI, IFPI, IESM / MA, UFMA, UEMA, IFMA, UFC, UNILAB / Redenção/CE, UNIPAMPA, UNB, UFRN, UFMG, PUC/BH, PUC/SP, UFPB, UNB, USP, UNIFESP/Hospital São Paulo, UFSC, UFU, Universidade de Lisboa, UFJF, UNICAMP, UEL / Londrina/PR, UFMT, ICF / Instituto Camilo Filho/PI, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, IFBA, UESB, UNIFACS, UFRB, Instituto de História da Universidade do Rio de Janeiro, CEFET / RJ, UFPE, UNIVERSIDADE DA MADEIRA, UNEB, UFBA / ACHEI / REDEPECT, UFRGS, UERJ, UEPB; além de representantes da SEPPIR, Cadernos Negros, ABAM, Academias de Letras do Piauí, dentre outras instituições.

Fonte: NEPA/UESPI

Facebook
Visite site Oficial
1ºENMP (clique na imagem)
Receba o Boletim
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Nossas publicações
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo