Instituto Cultural Alter’brasilis organiza conferências sobre a cultura brasileira

alter-brasilisO Instituto Cultural Alter’brasilis, que tem como foco a promoção da cultura brasileira e da lusofonia, organiza uma série de Conferências sobre a cultura, literatura e cinema brasileiros, de 13 de janeiro a 4 de fevereiro de 2017, em Paris. As conferências são ministradas em francês e têm entrada aberta para sócios prévia inscrição (para ser sócio do instituto é necessário pagar uma anuidade de 10 euros).

Cronograma

13/01: Cinco séculos de poesia brasileira  II – Reflexão sobre as mulheres e erotismo na poesia moderna e contemporânea brasileira. Quais são as mudanças de perspectiva que ocorrem quando a mulher não está mais no papel tradicional de “musa”, mas se torna uma poeta? Apresentado pela pesquisadora Patrícia Lavelle.

20/01: História do Brasil através do cinema II –  Miscigenação e sincretismo: as influências da cultura Africana no Brasil. Durante anos, os intelectuais brasileiros foram influenciados pelas teorias deterministas sobre a miscigenação brasileira. Em outras palavras, estes cruzamentos foram consideradas obstáculos ao desenvolvimento. Nesta intervenção, pretende-se olhar para a influência deste processo sobre a cultura brasileira hoje, tendo como ponto de partida a história da escravidão no Brasil. Com apresentação do filme Xica da Silva, de Cacá Diegues.

03/02: Cinco séculos de poesia brasileira III –  Empréstimos, Hibridizações e viagens históricas entre a música popular e produção poética brasileira. Apresentado pela pesquisadora Patrícia Lavel

04/02: História do Brasil através do cinema III – Contradições regionais do território brasileiro. A área total do Brasil atingiu 8.511.965 km2 e o país está dividido em cinco regiões. De acordo com uma estimativa feita em 2004, o país teria uma população total de 182,711,291 habitantes. Em nossa conferência, a partir dos processos históricos de trabalho no Brasil, vamos tentar entender as especificidades de cada região em termos econômicos, sociais e culturais. Com apresentação do filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha.

Mais informações na página da AlterBrasilis.

Fonte: Plataforma 9

Facebook
Visite site Oficial
1ºENMP (clique na imagem)
Receba o Boletim
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Nossas publicações
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo