Inicia em Rio Azul curso de língua ucraniana online

(Foto: Divulgação / Assessoria de Comunicação)

(Foto: Divulgação / Assessoria de Comunicação)

Está em andamento, em Rio Azul, na Biblioteca Cidadã, as atividades do Curso de Língua Ucraniana, coordenados pelo Núcleo de Estudos Eslavos/NEES da Universidade Estadual do Centro Oeste em Rio Azul. O curso faz parte de um programa de ensino de língua estrangeira do NEES, coordenado pela professora Dra. Marileia Gartner, resultante das ações de internacionalização universitária entre a UNICENTRO e Universidade pedagógica Dragomanov, de Kyev /Ucrânia, que vem se desenvolvendo desde 2013, no Paraná, numa ação que fomenta e promove a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e concretiza a internacionalização da universidade. Nas edições anteriores o NEES ofertou cursos nos municípios de Irati, Prudentópolis, Curitiba e União da Vitória e agora o projeto se desenvolve em Rio Azul e Cascavel. O curso tem apoio da Representação Central Ucraíno Brasileira presidida por Vitorio Sorotiuk, da Prefeitura Municipal de Rio Azul e da Escola Sagrada Família das Irmãs SMI.

Em Rio Azul, o pólo de ensino de Língua Ucraniana conta com coordenação da professora Eugênia Osatchuk . A coordenação tecnológica dos cursos é de responsabilidade do professor Clodogil Fabiano Ribeiro/UNICENTRO. Em Rio Azul, as aulas iniciaram em dia 23 de Março, na Biblioteca Cidadã . O NEES entende que a promoção dos cursos é uma ação fundamental para o fortalecimento das ações de internacionalização e o diálogo democrático com as comunidades eslavas do Paraná, tanto para articulação social como para o desenvolvimento local em sua dimensão cultural e científica.

O curso é uma nova oportunidade para aprender a Língua Ucraniana. É do conhecimento de muitos que, de 1999 a 2014 essa Língua era ensinada no CELEM ( Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) do Colégio Estadual Dr.Afonso Alves de Camargo, pela Professora Eugênia Osatchuk e por um curto período pelas professoras Gilmara Koslinsli Rossa e Valquiria Stodolny (ex alunas da Professora Eugênia).

Nesse momento, a UNICENTRO vem devolver à comunidade rioazulense essa oportunidade. Vale ressaltar que a qualquer momento, caso haja interessados, poderão ser abertas novas turmas na modalidade de ensino à distância.

A abertura do Curso de Língua Ucraniana online desde a Universidade Pedagógica Dragomanova de Kyiv – Ucrânia para Rio Azul no Paraná, aconteceu no sábado, dia 18 de março nas dependências da Biblioteca Cidadã. Na oportunidade foi ouvida, da Ucrânia, mensagem do Reitor Victor Petrovich Andruchenko, do Vice Reitor A. Kudin. Do Brasil Vitorio Sorotiuk da Representação Central Ucraniano Brasileira; Mariléia Gartner do NEEs da Unicentro e a líder do curso em Rio Azul Professora Eugênia Osatchuk.

“O evento contou com a presença do Prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, acompanhado dos Secretários de Cultura, Educação, Administração e de Agricultura. Nossa gratidão ao Grupo Folclórico Dunay pela presença e pela tradicional saudação com Pão e Sal à Direção da Universidade Ucraniana e aos familiares pelo apoio. Ao Prefeito Municipal Rodrigo Solda, ao Secretário da Cultura Osvaldo Kosciuk Júnior, a nossa gratidão por oferecerem estrutura física e todo o suporte para o bom andamento do curso”, destacou a professora Eugênia Osatchuk.

Serão 10 alunos que farão o primeiro semestre: Thais Vieira, Marli Martinhuk, Maria Luiza Valenga, Samuel José Bucco, Emerson G. Pacholok, Maria Aparecida Zem, Lucia Baltazar, Fabiola Pinkoski, Thiago Andreiko Dziurkowski e Matheus Zub dos Santos.

“Desejamos um bom e proveitoso curso a todos. Por meio do conhecimento de Línguas se tem acesso à novas culturas. No caso da Língua Ucraniana na nossa região, é continuar com muita sabedoria o que os nossos antepassados, de forma heróica, iniciaram”, comentou Eugênia Osatchuk

Interessados em participar do curso, podem entrar em contato com a professora Eugênia, para verificação da possibilidade de abertura de novas turmas.

Fonte: Massa News

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo