Fronteira: IFSul aguarda aprovação de projeto para desenvolvimento de setores estratégicos

O IFSul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense) e o Conselho de Educação Técnico Profissional – Universidade do Trabalho do Uruguai (CETP-UTU) devem iniciar em breve um diagnóstico em setores estratégicos visando à qualificação de profissionais na fronteira.

O projeto de cooperação técnica já foi enviado à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e vai contemplar áreas da indústria naval, logística, agrônica, telecomunicações, aviônica e energias renováveis.

Esse foi apenas um dos assuntos discutidos pelo comitê gestor binacional na 8ª Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Uruguai, realizada nos dias 13 e 14 de setembro, em Porto Alegre (RS).

No encontro, IFSul e CETP-UTU elaboraram ainda uma proposta de capacitação na área de fronteira, através de projeto indicado pelo Ministério do Turismo, utilizando recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).

Um grupo de trabalho binacional foi criado para a formação profissional voltada ao Turismo, com representantes do IFSul, CETP-UTU, dos Ministérios da Educação e Turismo do Brasil e Uruguai, das prefeituras e intendências dos dois países. O campus de Santana do Livramento recebeu a proposta para este projeto e fará parte desta equipe.

Foi discutida ainda a implementação do acordo para a criação de escolas e/ou institutos binacionais fronteiriços profissionais e/ou técnicos e o credenciamento de cursos técnicos binacionais fronteiriços e projetos conexos.

A construção de campus do IFSul em Jaguarão, para oferta de cursos binacionais em cooperação com o CETP –UTU, também integrou a pauta da reunião. O professor Ricardo Costa participou do encontro, indicado como diretor da futura escola técnica federal no município.

O comitê participou do Grupo de Trabalho sobre Educação, Formação Profissional e Cultura, que contou com a presença do coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Luciano de Oliveira Toledo.

Fonte: IFSul

Deixe uma resposta

Facebook
Visite site Oficial
1ºENMP (clique na imagem)
Receba o Boletim
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Nossas publicações
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo