Crianças brasileiras preservam a língua e cultura maternas nas Arábias

“Que as crianças brasileiras ou de linhagem tenham oportunidade de conhecer e aperfeiçoar a língua e cultura brasileiras; e também auxiliar as famílias a entender os benefícios da manutenção da língua materna e promover os entendimentos do bilinguismo e do multiculturalismo”, é um dos objetivos da iniciativa A Hora do Conto em Dubai.
Pe. Olmes Milani – Dubai

Um dos desafios que os migrantes e expatriados enfrentam no exterior consiste em como manter viva a língua portuguesa e a cultura nas crianças, uma vez que elas frequentam escolas onde a língua comum é o inglês.  Para enfrentar esse desafio, não podia faltar a criatividade dos brasileiros.  Quem nos fala sobre isso é a Sra. Magaly Quadros.

“Eu sou a Magaly, estou em Dubai há 10 anos. Sou presidente e idealizadora da iniciativa A Hora do Conto em Dubai.

Ela surgiu há 8 anos por uma necessidade pessoal de manter a cultura brasileira viva para a minha filha.

Começou com encontros semanais na minha casa, aberto para filhos de brasileiros.

Hoje temos parceria com uma Organização Internacional de Língua Materna e temos o apoio da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes. Os encontros ainda são semanais, feitos numa escola onde nos foram cedidos os espaços. Temos 4 salas divididas por faixa etária; além de mim temos outras 3 professoras e muitos pais que voluntariamente se dispõem a ajudar.

Todo trabalho é feito de forma voluntária e os custos são rateados pelos pais.

Qual é a nossa missão?

Que as crianças brasileiras ou de linhagem tenham oportunidade de conhecer e aperfeiçoar a língua e cultura brasileiras; e também auxiliar as famílias a entender os benefícios da manutenção da língua materna e promover os entendimentos do bilinguismo e do multiculturalismo.

Mas como?

Por meio de socialização; brincadeiras; apresentação dos aspectos histórico e geográfico; de vivências culturais e da leitura de literatura de qualidade com textos relacionados ao nosso país, Brasil, e ao país que vivemos, Dubai.

Queremos mostrar o que o Brasil tem, como ele é. Sabemos que se nós, pais, não quisermos e não fizermos isto nossas crianças que não vicem no Brasil não vão conhecer o país de seus pais ou ancestrais.

É isso.

Se quiser saber mais sobre o projeto acesse: ahoradocontodubai.com

Parabéns pelo seu belo trabalho em favor das crianças brasileiras e suas famílias. Certamente, ser fluente em duas ou mais línguas, amplia o espectro da comunicação.

Ouça Pe Olmes Milani, direto das Arábias

Fonte: Vatican News

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo