Central de Libras volta a funcionar após denúncia

As atividades que estavam paralisadas retornaram a normalidade (Foto: Portal Infonet)

Após denúncia veiculada pelo Portal Infonet, a Central de Interpretação de Libras, situada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), da Rua do Turista voltou a funcionar normalmente, na última quarta-feira, 22. Inaugurado em 30 de agosto do ano passado, o local que presta serviços de assistência a deficientes auditivos estava com suas atividades paralisadas.

O serviço é destinado a cerca de 12 mil pessoas surdas existentes em Sergipe e conta com três tipos de agendamento, a depender da necessidade do usuário: presencial, virtual e “in loco”. Neste último tipo, segundo informações da Secretaria de Estado da Inclusão Social, (Seidh), a Central disponibilizará intérprete em horário previamente agendado, para acompanhamento de pessoas surdas a bibliotecas, hospitais, delegacias, tribunais e outros locais de atendimento ao público.

De acordo com a intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Ana Lúcia Oliveira, é importante que a população saiba que o local oferece os serviços gratuitamente. “Como ficou um tempo parado, é necessário que seja divulgado para que as pessoas saibam que podem contar com a Central de Libras agora”, declara.

Segundo o intérprete Áquila de Jesus, o serviço também está disponível não somente para a população de Aracaju, mas para as pessoas surdas de todo o estado, desde que realizem os agendamentos. “É um serviço importante para os surdos, porque muitas vezes eles vão ser atendidos nesses órgãos públicos e eles não tem nenhum intérprete para ser a voz deles, e vindo aqui ele vai ter um intérprete gratuitamente para ser atendido em qualquer órgão público do estado”, afirma.

Por Yago de Andrade
Com informações da Seidh

Fonte: InfoNet

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo