Centrais de interpretação de Libras são inauguradas no País

librasCentrais de interpretação de Libras são inauguradas no País

Núcleos resultaram de uma política do governo federal, que promove a cidadania às pessoas surdas

Quatro centrais de interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram inauguradas semana passada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH (página na internet | página do facebook). Na última quinta-feira (1º/10), Guarulhos recebeu uma das unidades. A ação foi promovida pelo governo federal em convênios com as Prefeituras de Guarulhos, de São José do Rio Preto e de Campinas.

Em setembro, além de São Paulo, outras centrais foram abertas no Mato Grosso e em Santa Catarina, totalizando 37 Centrais de Interpretação de Libras no Brasil.

“A inauguração das novas unidades significa que a prefeitura desses municípios e os governos dos estados estão em sintonia com a Secretaria, colocando as pessoas com deficiência no marco da inclusão e da equiparação de oportunidades. É a perspectiva de que essa intermediação de comunicação é importante para que os limites existentes no ambiente que limitam a pessoa com deficiência sejam superados”, afirma o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da SDH.

Centrais de Interpretação de Libras
Os núcleos resultaram de uma política do governo federal, implementada pela SDH, em parceria com estados e municípios, que promove a cidadania às pessoas surdas. O serviço disponibiliza gratuitamente traslado e um intérprete de Língua Brasileira de Sinais para intermediar a comunicação entre os usuários não-ouvintes com os atendentes de serviços públicos.

A pessoa com deficiência auditiva poderá entrar em contato para agendar atendimento via e-mail, Facebook, SMS, Skype, Whatsapp ou telefone fixo, e presencialmente.

Onde tem: Araguaína/TO – Belém/PA – Rio Branco/AC – Macapá/PA – Manaus/AM (2) – Maceió/AL – Jequié/BA – Salvador/BA – Fortaleza/CE – Juazeiro do Norte/CE – Cuiabá/MT – Brasília/DF – Goiânia/GO (2) – São Luís/MA – Campo Grande/MS – Belo Horizonte/MG – Uberlândia/MG – João Pessoa/PB – Campina Grande/PB – Petrolina/PE – Caruaru/PE – Teresina/PI – Picos/PI – Parnaíba/PI – Niterói/RJ – Petrópolis/RJ – Queimados/RJ – Horizontina/RS – Parobé/RS – Lages/SC – São José/SC – Campinas/SP – São José do Rio Preto/SP – São Paulo/SP.

Fonte: Portal Brasil, com informações da SDH

 

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo