Carta do Observatório da Educação na Fronteira

Mesa de abertura | Foto: Peter Lorenzo

Entre 15 e 18 de maio de 2013 foi realizado o III Seminário do Observatório de Educação na Fronteira: Educação Linguística no contexto Plurilíngue da Fronteira: ações e perspectivas, no Auditório Elke Hering da Universidade Federal de Santa Catarina. Participaram do evento as escolas parceiras do projeto OBEDF, coordenadores e bolsistas.

O seminário estabeleceu o encerramento do projeto, buscando promover mais um encontro da equipe para compartilhar as experiências e iniciativas, bem como refletir sobre os desafios encontrados neste período a fim de propor novas ações e perspectivas para continuar com o trabalho que não deve se findar com o término do projeto.

Representantes da Escola Floriza Bouez, Profª. Esmeralda Souza Tobias, Profª. Maria Íris dos Santos Araujo e Profª Elma Janete Bormann Braga | Foto: Peter Lorenzo

A Mesa de Abertura, conforme a foto acima, contou com a presença do Sr. Felipe Teixeira, diretor do Observarório da Educação de Florianópolis, representando a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis; da Sra. Vânia Ribeiro, Coordenadora de Programas e Projetos na Diretoria de Educação Básica e Profissional representando a Sec. Estadual de Educação de Santa Catarina; do Professor José Ernesto, representando o Departamento de Letras e Literaturas Vernáculas da UFSC; das Coordenadoras do OBEDF, Rosângela Morello e Marci Filetti Martins e do Coordenador do OBEDF no pólo UFSC, Gilvan Müller de Oliveira.

A organização contou com a parceria do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Políticas Linguísticas (IPOL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a presença dos representantes das escolas Escola de Ensino Fundamental Bela Flor, Epitaciolândia (AC) – fronteira Brasil/Bolívia, Escola Estadual de Ensino Fundamental Durvalina Estilbem de Oliveira, Guajará-Mirim (RO)– fronteira Brasil/Bolívia, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Floriza Bouez, Guajará-Mirim (RO)– fronteira Brasil/Bolívia, Escola Municipal Maria Ligia Borges Garcia, Ponta Porã (MS) – fronteira Brasil/Paraguai, Escola Polo Municipal Ramiro Noronha, Ponta Porã (MS)– fronteira Brasil/Paraguai.

Mesa de abertura | Foto: Peter Lorenzo

Considerado um sucesso pela coordenação, o evento produziu a Carta do OBEDF, um documento a ser remetido para as autoridades da Educação e tem por objetivo contribuir para um ensino contextualizado, plurilíngue e culturalmente diversificado e de acordo com a situação da fronteira. Clique no ícone abaixo para ler a carta na íntegra.

.

.

.

Equipe OBEDF | Foto: Peter Lorenzo

Facebook
Visite site Oficial
1ºENMP (clique na imagem)
Receba o Boletim
Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Nossas publicações
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo